Blitz Eletrônica

Blitz Eletrônica

Este veículo é dotado de equipamentos destinado à fiscalização de trânsito, que utiliza tecnologia de redes neurais para reconhecimento óptico de caracteres, em tempo real, bem como equipamento para registro de imagens em video.

O referido equipamento se integra um sistema que possui inteligência para efetuar, em tempo real, o reconhecimento automático dos veículos que apresentem qualquer pré-notação ou restrição cadastral.

Através da placa do veículo como forma de individualizá-lo e, depois verifica junto ao cadastro de veículos do estado (DETRAN, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Fazenda, etc.) se existe alguma pré-notação (restrições, busca e apreensão, etc.) associada ao referido veículo. Caso exista restrição, o equipamento instantaneamente dispara sinal visual e sonoro para que o agente da autoridade de trânsito possa efetuar a intervenção necessária.

O sistema prima por apresentar uma interface simples e de fácil assimilação pelo operador, quando operado no modo ON LINE, através da central de controle e operações, o equipamento permite monitorar o procedimento adotado pela fiscalização em campo, o que permite intervenções imediatas, possibilitando assim as adequações ou correções necessárias.

O equipamento instalado na unidade móvel, permite que as leituras sejam realizadas com o veículo em movimento, sendo a câmera panorâmica totalmente móvel (360 graus em torno da unidade móvel), podendo se ajustar o zoom, foco e a orientação horizontal e vertical usando apenas o console interno da unidade móvel.

Principais Características

  • Efetua a fiscalização estando parado ou em movimento;
  • Identificação de veículos por meio das placas;
  • Gravação automática dos dados e da foto do veículo;
  • GPS – Monitora a localização do equipamento móvel, enviando suas coordenadas geográficas à central;
  • Funcionamento 24 horas ininterruptamente;
  • Sincronismo entre o horário do equipamento e o horário universal (UT);
  • Acesso, em tempo real, ao cadastro de veículos, com o resgate e exibição instantâneos das informações sobre o veículo identificado;
  • Acesso, em tempo real, ao cadastro de veículos roubados;
  • Acesso, em tempo real, ao cadastro veículos com pré-notação ou em situação irregular;
  • Permite a criação de tabelas especiais de veículos com restrições necessárias ao procedimento de fiscalização;
  • Permite a transmissão de dados para uma central de controle e operações, de onde se pode acompanhar o funcionamento da operação.
Veja a galeria

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS GERAIS:

1) Controlador:
• Tipo: Totalmente digital computadorizado, sem filme fotográfico.
• Tipos de infrações registradas (separadas ou simultâneas, dependendo dos equipamentos e opções instaladas):
• Excesso de velocidade (caso solicitado);
• Tráfego de veículo de passeio ou carga em corredor ou via exclusiva de ônibus;
• Tráfego de veículo grande em faixa ou via não permitida para seu porte;
• Tráfego de veículo fora do horário permitido;
• Veículos irregulares ou com pedido de apreensão (roubo, licenciamento irregular, etc).
• Capacidade de armazenamento de 2.000.000 imagens;

• Sistemas de coleta de dados:
• Local, através de transferência via rede para um computador coletor.
• Remota, via cabo (linha telefônica discada ou digital) ou via rádio (link de microondas ponto a ponto, com repetidores ou via satélite) interligando o equipamento a uma central de monitoramento. O sistema de transferência remota de dados permite também o acesso em tempo real (on-line) a todos os dados relativos ao fluxo de tráfego do local e também às imagens das câmeras.
• Número de faixas de rolamento monitoradas: até duas, sendo uma por vez.
• Dados de cada registro de infração gerados: data, hora, código do local, endereço do local, e a respectiva imagem do veículo infrator.
• Dados de todos os veículos (para geração de relatórios de fluxo veicular): data e hora.

2) Câmera:
• Uma câmera panorâmica que gira 360 graus em torno da unidade móvel, podendo ajustar o zoom, foco e a orientação horizontal e vertical, usando apenas um console com controle, por meio de joystick, instalado dentro da unidade móvel.

Tipos:
• Preto e branco (p&b), CCD de 1/2”, com alta sensibilidade à luz infravermelha (0.01 lux f1.4).
• Colorida, CCD de 1/3”, padrão de cor NTSC, alta sensibilidade (0.1 lux f1.4), ajustes de balanço de cor, ajustes de ganho automáticos.
• Resolução 600 X 480 pontos (horizontal x vertical).
• Alta velocidade de captura (shutter), permitindo imagens nítidas mesmo para veículos em velocidades elevadas (acima de 150km/h).
• Lente fixa de 50 mm F1.2, ou com ajuste de “zoom” (5-60mm), f1.4. Controle automático de íris. Distância focal: 17 a 23 metros.
• Sistema de orientação da câmara tipo pan-tilt, próprio para uso externo e resistente à trepidação decorrente do movimento da unidade móvel.

3) Sistema de iluminação noturna:

• Sistema com câmera colorida: Iluminador de luz branca, tipo contínuo, altamente direcional, para diminuir a possibilidade de ofuscamento dos condutores que circulam pelo local.
• Sistema p&b: Iluminador infravermelho contínuo, invisível ao olho humano.
• Alcance: até 35 (trinta e cinco) metros.

4) Geral:
• Tensão de alimentação: 12 Vcc, provida pelas baterias incorporadas à unidade móvel.
• Temperatura de operação: -10 a +55°C

5) Especificações operacionais e recursos diversos:
• Possui um menu de operação, programação e visualização de imagens de uso simples e prático, através de teclado e monitor (padrão IBM PC).
• Possui ajuste de vários parâmetros relativos ao “hardware” utilizado, bem como os modos de funcionamento.
• Ajuste da luminosidade e coloração das imagens (brilho, contraste, intensidade de cor e tonalidade) de modo fixo ou variável com o horário, via uma tabela programada.
• Programação de data de entrada e saída do horário de verão para o acerto automático do relógio.
• Possui sistema de auto-diagnóstico com geração de um arquivo (log) contendo um registro de todas as ocorrências do sistema, precedidas da data e horário (infrações, comandos do operador e eventuais falhas de hardware), podendo assim analisar o funcionamento da máquina.
• Gera registro de imagens codificadas, que podem ser visualizadas somente pelos programas aplicativos do sistema, garantindo o sigilo e a não violabilidade dos dados.

BENEFÍCIOS:
Através da utilização desta ferramenta a administração publica é capaz de obter vários benefícios quanto á segurança publica, viária e educação no trânsito.

Com o emprego do equipamento de Blitz Eletrônica é possível obter redução do número de acidentes através de:
• Redução de veículos trafegando em situação irregular (licenciamento atrasado);
• Redução de veículos trafegando em situação irregular (Restrição Judicial);
• Redução de veículos trafegando fora de condições mecânicas seguras (velhos e mal conservados);
• Redução de veículos trafegando em zona de restrição de veículos (Faixa Exclusiva de Ônibus ou Tráfego de Caminhões);
• Apreensão de veículos furtados/roubados;
Através destas ações é proporcionada a Administração Publica ainda:
• Aumento na arrecadação de IPVA;
• Aumento na quitação de débitos do veículo em atraso;
• A retirada das ruas de veículos sem condições seguras de tráfego;
• Conscientização do motorista a manter o veículo em condições segura de tráfego;
• Conscientização do motorista a respeitar a sinalização de trânsito;
• Conscientização do motorista a manter em dia a documentação do veículo.

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